Información de la revista

Congreso

Contenidos del congreso
Congreso
Congresso Internacional de Neurocirurgia-Congreso Internacional de Neurocirugía. Neuroiberia 2016
Portugal, 11-14 mayo 2016
Listado de sesiones
Comunicación
2. CO2. PEDIATRÍA - PEDIATRICS - PED
Texto completo

O-PED-14 - Complicações na Correcção Cirúrgica de Craniossinostoses - Revisão da casuística do Hospital Pediátrico de Coimbra (2006-2015)

J. Rato, J.A. Costa, J.P. Marcelino e J.G. Soares

Hospital Pediátrico, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Objectivos: Revisão das complicações pós-operatórias no tratamento cirúrgico de craniossinostoses e comparação da série com a literatura. Apresentação do protocolo de procedimentos perioperatórios na cirurgia de craniossinostose no Hospital Pediátrico de Coimbra.

Material e métodos: Levantamento dos dados por consulta do processo clínico dos doentes submetidos a correção cirúrgica de craniossinostose no Hospital Pediátrico de Coimbra entre Janeiro de 2006 e Dezembro de 2015. Revisão da literatura e análise estatística comparativa dos dados.

Resultados: No período em causa foram operados 84 doentes, tendo-se verificado 4 complicações pós-operatórias nesta série, não havendo registo de infeções ou mortalidade. Registaram-se duas exteriorizações de material, um hematoma e uma re-intervenção por falência do material de osteossíntese. Estes resultados mostram uma diferença estatisticamente significativa quando comparados com a literatura.

Conclusões: Nos últimos dez anos de cirurgias de craniossinostose no Hospital Pediátrico de Coimbra verificou-se um número muito reduzido de complicações pós-operatórias, cuja impressão clínica é confirmada com a análise estatística dos dados. Atribuímos estes resultados à rotina dos procedimentos peri-operatórios regularmente utilizados, bem como à estabilidade da equipa cirúrgica.

Comunicaciones disponibles de "CO2. PEDIATRÍA - PEDIATRICS - PED"

Listado de sesiones

Idiomas
Neurocirugía
es en

¿Es usted profesional sanitario apto para prescribir o dispensar medicamentos?

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?